05 DICAS PARA SUA EMPRESA AVANÇAR NOS RESULTADOS FINANCEIROS
O sonho de todo empreendedor, seja de pequena, média ou grande empresa, é ter sucesso nos resultados financeiros do empreendimento e nós sabemos que nem sempre isso é fácil. Isso porque não existe uma fórmula mágica para essa conquista, ou seja, não basta apenas vender mais, como muitos acreditam.
Existem uma série de fatores que contribuem para esse triunfo, dentre eles estão contar com uma boa organização e boas ideias, por exemplo. Para te ajudar nesse processo de alavancar sua empresa financeiramente, independentemente do porte dela, separamos 05 dicas importantes. Confira:
Controle o fluxo de caixa
Como foi dito, uma boa organização é um dos fatores que contribuem para os bons resultados financeiros de uma empresa e uma das formas de garantir que essa organização aconteça é contar com gestão de fluxo de caixa eficiente.
O fluxo de caixa não é nenhum bicho de sete cabeças, porém vai bem além de apenas controlar despesas. Para começar, você pode contar com uma planilha simples onde irá registrar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Dessa forma, será possível identificar possíveis problemas com custos altos ou desnecessários, juros que não deveriam estar sendo pagos, cobranças que não estão sendo feitas, entre outras situações que atrapalham o avanço dos resultados da sua empresa.
Invista em tecnologia
A tecnologia pode uma grande aliada no crescimento financeiro do seu negócio auxiliando de muitas formas, dentre elas na gestão financeira. Unindo um fluxo de caixa atualizado com o uso da tecnologia você pode acesso rápido à todas as movimentações da sua empresa, por exemplo, contribuindo para que você entenda de forma mais clara o caminho que o dinheiro está fazendo no seu negócio. Dessa forma basta usar isso ao seu favor no momento de tomada de decisões sobre investimentos.
Outro momento onde a tecnologia pode enriquecer seu negócio é durante a digitalização do processo de cobrança de seus clientes, por exemplo. Ao enviar faturas e boletos por meios digitais, como o e-mail, sua empresa consegue utilizar recursos como rastrear a entrega do e-mail e descobrir se o cliente de fato abriu a cobrança ou não, diferente do que acontece nos meios tradicionais através de cartas e carnês enviados por correio e, a partir dai, buscar soluções ainda mais eficientes para aumentar o retorno sobre as cobranças.
Planeje suas vendas e invista na equipe
Não é nenhum segredo que uma equipe capacitada traz resultados mais satisfatórios, não é mesmo? Por esse motivo, é de extrema importância que você invista em treinamentos para a sua equipe, sejam eles de argumentação para vendas, atendimento ao cliente, entre outros que atendam a necessidade do seu time.
Outro ponto importante é investir um tempo no planejamento de vendas. Uma forma interessante de fazer isso é observando as práticas do mercado e quem são os seus vendedores que trazem mais resultado, por exemplo. Com essas informações você consegue decidir a melhor estratégia e as técnicas de vendas que trazem mais resultados para o seu negócio.
Diferencie-se e destaque-se
Uma boa estratégia para aumentar a vendas e alavancar as finanças de uma empresa é destacando-a positivamente no mercado. Isso pode acontecer através da oferta de um produto ou serviço diferenciado, personalizado e que ofereça ao cliente facilidades que façam, de fato, a diferença na vida dele e que os concorrentes não ofereçam.
Outra forma de se destacar é investindo em marketing, principalmente o digital, uma vez que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com a tecnologia. A dica de ouro aqui é usar as ferramentas de marketing com sabedoria. Caso não saiba como promover sua empresa nas redes sociais, você pode terceirizar esse serviço, por exemplo. Parece que esse investimento pode te trazer mais custos do que avanços, mas garantimos que quando esse tipo de trabalho é bem feito, o retorno financeiro é muito maior do que o investimento.
Cliente em primeiro lugar
Você entende que seus clientes são a razão da sua empresa existir, certo? Por esse motivo é imprescindível que você os conheça detalhadamente, entendendo os hábitos de consumo, gostos e anseios, dessa forma você consegue atender as necessidades deles, oferecendo um suporte de qualidade e criando uma relação de fidelidade entre as partes.
É bom ressaltar que um cliente satisfeito com o produto ou serviço e divulgando sua marca é tão eficiente quanto uma ação de marketing, pois as pessoas tem tendência a confiar muito em indicações diretas em alguns casos.
Ter um crescimento financeiro e expressivo na sua empresa não é algo que vai acontecer da noite por dia, porém é importante observar seus processos e seguir essas dicas para que o progresso inicie. O caminho pode até ser longo, mas temos certeza que, com dedicação, será cheio de conquistas!