Corretora N&G

PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL OU INDIVIDUAL – QUAL ESCOLHER?

Hoje em dia a maioria dos brasileiros não quer depender do Sistema Único de Saúde (SUS), pois isso pode significar longas filas de espera, demora para realizar certos exames e procedimentos e diversas incertezas. Por esse motivo é muito importante contar com um plano de saúde de qualidade, por exemplo, mas algumas vezes os valores acabam sendo muito altos para certas faixas etárias e coberturas, fatos que pesam na hora da contratação.

Se você é um microempreendedor, profissional autônomo ou possui uma pequena empresa e está pensando em contratar um plano de saúde, possivelmente já esbarrou na dúvida entre optar pelo plano de saúde individual ou coletivo empresarial, certo? Existem algumas questões para avaliar e chegar à resposta que seja ideal para você, desde fatores como o valor, até a burocracia para contratação e, talvez, você até não tenha encontrado muitas informações sobre isso, por isso criamos esse post para te ajudar, então continue lendo!

Qual é a diferença entre eles?

Existem algumas diferenças entre os planos de saúde empresariais e individuais, mas as que mais são levadas em conta na hora de optar pela contratação de um ou de outro geralmente são: quantidade de pessoas que vão ser beneficiar do plano, regras de carência, reajuste e valor, por exemplo.

Número de beneficiários e valor

Os planos individuais, como o próprio nome já diz, são contratados para apenas uma pessoa, ou seja, se você é solteiro(a) e não possuí dependentes, ou se você é casado(a), o seu cônjuge já possui um plano de saúde e vocês não pretendem ter filhos, o plano de saúde individual pode ser uma boa opção de contratação. Isso porque não é necessário ter um CNPJ ativo para contratá-lo, porém, geralmente suas mensalidades são mais altas do que a de um plano de saúde empresarial, por exemplo.

Já nos planos empresariais, é possível a adição de dependentes. Isso ajuda caso você seja um profissional autônomo ou microempreendedor e não conte com um colaborador, por exemplo. Caso você seja MEI e tenha um colaborador, como é permitido na categoria, ou dono de uma pequena empresa que possui um quadro de funcionários, você também pode estender o plano de saúde para eles. Outro ponto positivo com relação à modalidade de plano empresarial é o valor, que pode ser até 40% mais barato que os planos individuais.

Calculadora sobre papéis em uma mesa representando o cálculo de reajuste de um plano de saúde empresarial

Reajuste

Diferente dos planos empresariais, os planos de saúde individuais possuem reajustes anuais regulados pelo Governo e pela ANS (Agência Nacional de Saúde), o que evita que reajustes abusivos aconteçam, porém isso não quer dizer que os mesmos serão sempre baixos.

O fato de não possuir uma regulamentação para o reajuste de planos empresariais não significa que ele será necessariamente alto. Isso porque o cálculo para a decisão da operadora é feito em cima do índice de utilização dos usuários, ou seja, a realização de consultas e exames desnecessários contribui para o aumento da taxa de reajuste, por exemplo.

Carência

Quando falamos sobre carência em um plano de saúde, falamos sobre o período que perpassa entre o momento da contratação e a possibilidade concreta de uso de todos os serviços contratados, ou seja, antes desse período, o beneficiário paga as mensalidades do plano, porém só pode usufruir de todos os serviços oferecidos em contrato.

No plano individual o beneficiário precisa esperar o tempo determinado pela operadora contratada, desde que esse tempo esteja dentro ao limite máximo estabelecido pela ANS. A única exceção para isso é quando acontece um processo de portabilidade de operadora. Esse processo nada mais é do que a troca de operadora sem o encerramento do contrato. Para ele acontecer existem alguns requisitos que fazem com que o beneficiário não precise cumprir um novo período de carência.

Já no plano empresarial, dependendo do número de beneficiários no momento da contratação, essa etapa da carência pode ser reduzida ou até mesmo eliminada. Para os contratos com menos de 30 beneficiários é possível existir uma diminuição da carência, desde que os beneficiários comprovem algumas condições. Essas condições podem ser algo como a contratação prévia de outro plano de saúde, por exemplo, porém elas variam de acordo com cada operadora.

No caso de planos empresariais com mais de 30 beneficiários no momento da contratação o período de carência pode ser totalmente absorvido, ou seja, assim que acontece a assinatura do contrato, os beneficiários já podem usufruir dos serviços contratados sem restrições.

Preencha o formulário e receba uma cotação agora mesmo!

"*" indica campos obrigatórios

Não esqueça do DDD!
Lei Geral de Proteção de Dados

Então qual é mais vantajoso para mim?

O plano de saúde empresarial tem muitas vantagens se comparado com o individual, porém a decisão depende das suas necessidades, seja a curto, médio ou longo prazo.

Se você é um microempreendedor ou profissional autônomo e deseja adicionar seus familiares como dependentes, por exemplo, um plano empresarial pode ser uma boa escolha. Isso porque, como dissemos anteriormente, você pode economizar até 40% no valor das mensalidades com ele.

Caso você seja dono de uma pequena empresa e acredita que investir na saúde de seus colaboradores é importante para progredir em seu negócio e quer aproveitar para contratar um plano de saúde para sua família também, a categoria de saúde empresarial é a ideal.

Por fim, optar por um plano de saúde empresarial ou individual depende apenas da necessidade de cada um, por isso é necessário avaliar com calma.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o ideal para o seu estilo de vida, entre em contato e nós iremos te ajudar! Temos uma especializada que pode entender suas necessidades. Solicite uma simulação para te ajudar no momento da decisão, garantindo maior tranquilidade do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *