TELEMEDICINA: VEJA COMO FUNCIONA ESSA MODALIDADE DE ATENDIMENTO MÉDICO
Nos últimos meses, o trabalho, as compras, as atividades física, os estudos, tudo passou a ser realizado a distância por conta do distanciamento social imposto para conter as transmissões do novo Coronavírus.
Nesse contexto, os atendimentos médicos também passaram a ser feitos de forma virtual, por meio da telemedicina.
Se você ainda não sabe bem do que se trata essa modalidade de consulta médica, neste artigo nós explicamos como ela funciona e quais são seus benefícios. Boa leitura!
O que é telemedicina
A telemedicina é uma modalidade de exercício da medicina em que o atendimento é feito a distância, usando canais digitais e metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados.
A prática da telemedicina por ser utilizada com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.
Como funciona essa modalidade de atendimento
O exercício da telemedicina, no Brasil, está regulado pela Resolução 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Porém, apenas em março de 2020, por meio da Portaria 467, o Ministério da Saúde reconheceu a possibilidade de serem adotadas no país, em caráter excepcional, algumas modalidades de atendimento médico a distância.
A citada portaria não restringe o uso da telemedicina a determinadas especialidades. Ao menos enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus, a prática pode ser adotada em qualquer área da medicina no atendimento pré-clínico e assistencial, além de consultas, monitoramento e diagnósticos.
A telemedicina está liberada tanto para a rede privada quando para o Sistema Único de Saúde (SUS). E segundo o Ministério da Saúde, 20 mil médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família de todo o país receberam treinamento para o programa TeleSUS, que oferece atendimento por telemedicina.
Quais as vantagens da telemedicina
O uso da telemedicina traz diversas vantagens para a prática médica e sua relação com o paciente. Entre os benefícios dessa modalidade de atendimento médico estão:
- conexão entre pacientes e profissionais da saúde a distância
- possibilidade de acessar atendimento médico sem deslocamentos e riscos desnecessário à saúde
- hipertensos, diabéticos e outros pacientes que precisam de acompanhamento regular podem lançar mão de consultas online, sem precisar ir a hospitais lotados de pacientes com Covid-19 e outras doenças contagiosas
- localidades com falta de pessoal podem obter auxílio de profissionais de grandes centros
- consultas online têm custo e taxas mais baratas do que aquelas em clínicas tradicionais.
Quem pode usar telemedicina
A telemedicina pode ser usada por todos. Porém, é especialmente indicada nos seguintes casos:
- paciente suspeito ou confirmado de COVID-19
- médico e/ ou paciente está em isolamento social
- paciente ou familiares ansiosos, que precisam ser tranquilizados
- acompanhamento de rotina de doenças crônicas
- triagem por médico ou enfermeiro quando um telefonema não é suficiente
- razões administrativas (renovação de receitas médicas, atestados etc.)
- aconselhamento psicológico
- qualquer situação em que seja mais benéfico ao paciente uma consulta online do que ir a um hospital/clínica/ consultório.
Quais planos oferecem esse tipo de atendimento
De acordo com a nota técnica n° 6/2020 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os atendimentos médicos realizados à distância são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, desde que elas sejam feitas de acordo com as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do Ministério da Saúde.
No mais, as consultas realizadas por telemedicina também podem ser reembolsadas pelos planos de saúde, considerando a forma prevista no contrato.
Gostou deste conteúdo sobre telemedicina e quer saber como oferecer esse benefício aos seus funcionário? Então, acesse nossa página sobre planos de saúde empresariais e conheça as vantagens oferecidas pela Corretora N&G na contratação desse serviço.