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DESCUBRA O PAPEL DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO SUCESSO DA SUA EMPRESA

A transformação digital mudou a relação entre os consumidores e as marcas. E hoje em dia a qualidade da experiência do cliente é fundamental para determinar o sucesso de uma empresa. 

Se você ainda não sabe como a experiência que seu consumidor tem ao comprar na sua loja ou utilizar os seus serviços impacta nos resultados do seu negócio, continue a leitura e descubra como oferecer ao seu cliente aquilo que ele busca e espera de uma marca.  

O que é experiência do cliente

A experiência do cliente, também conhecida em inglês como Customer Experience (CX), é a percepção abrangente dos consumidores sobre o seu contato/ relacionamento com um negócio ou uma marca.  

A qualidade da CX é consequência de cada interação que o cliente tem com a empresa e inclui desde navegar pelo site e fazer contato pela rede social, até realizar uma compra, falar com o setor de atendimento ou avaliar um produto ou serviço. 

Por isso, é importante ter em mente que tudo o que uma empresa faz afeta diretamente a percepção dos clientes e pesa na decisão de continuar comprando ou não da marca. Sendo assim, é preciso entender que entregar uma ótima experiência ao cliente é, atualmente, a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno ou grande porte. 

Como sua empresa é beneficiada pela boa experiência do seu cliente

Segundo uma pesquisa da American Express, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência melhor. Esse estudo comprova que oferecer uma boa experiência ao cliente só traz vantagens para a empresa. Dentre essas vantagens, vale destacar que a CX ajuda a:

  • fidelizar clientes
  • aumentar o número de vendas
  • melhorar a satisfação dos clientes
  • motivar o marketing boca a boca, pois captura análises positivas e recomendações dos consumidores
  • melhorar a reputação da marca
  • diminuir as reclamações
  • reduzir os custos das operações.

Vale reforçar que qualquer porte e modelo de negócio pode se beneficiar das vantagens de oferecer uma boa experiência ao cliente: lojas físicas, empresas de assinatura, comércios eletrônicos, setores de serviços, entre outros tipos de empresas.

Foto de uma mulher negra com pele clara, cabelos trançados, usando uma camiseta laranja e calça jeans, segurando duas sacolas ao lado de sua filha, uma adolescente negra, com cabelo solto, usando uma blusa branca e calça jeans e também segurando duas sacolas em seu braço esquerdo. A garota aponta para uma vitrine com o braço direito a qual ambas estão olhando encantadas, pois a vitrine também faz parte da experiência do cliente.

O que caracteriza uma experiência extraordinária para o seu cliente

Como já dissemos, a experiência do cliente com uma marca se constrói a cada interação entre a empresa e o consumidor. Sendo assim, para oferecer uma experiência extraordinária é preciso que todos os setores de um negócio sejam pensados para entregar o que há de melhor em atendimento, serviços e produtos para o seu público.

É necessário entender que é preciso encantar o cliente, entregando muito mais do que aquilo que ele espera. E saber que o consumidor deve ser surpreendido constantemente por ações da sua empresa que mostrem o quão diferente da concorrência ela é e o quanto você se importa com a satisfação dele. 

Como oferecer ao cliente uma boa experiência

Já entendemos até aqui que oferecer bom atendimento e ótima experiência para o seu cliente tem forte impacto nos negócios da sua empresa. Abaixo, nós mostramos alguns caminhos para atrair a confiança e conquistar a fidelidade do seu consumidor:

  • entenda quem são seus clientes e o que eles desejam
  • ofereça produtos e serviços capazes de acabar com uma dor do seu consumidor
  • seja sempre empático e procure entender quais são as reais necessidades do seu cliente
  • crie conexão emocional com seu público
  • tenha funcionários felizes e amigáveis, assim eles garantem um atendimento de excelência
  • ofereça serviços, produtos e atendimento personalizado
  • esteja sempre disponível para quando eles precisarem de você
  • ofereça conteúdos educativos, assim você terá mais chances de fidelizar os clientes
  • cumpra sempre o que você prometeu, a experiência extraordinária também é baseada na sua capacidade de cumprir tudo o que prometeu
  • colha feedbacks constantes.

Não se esqueça que uma experiência extraordinária deve ser prioridade para a sua empresa e a razão é simples: isso fará os lucros do seu negócio crescerem.

Quer ver outras dicas que ajudam sua empresa a conseguir melhores resultados? Então, siga acompanhando as publicações aqui, no nosso blog.

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