COMO EXPANDIR OS NEGÓCIOS: 12 DICAS
Expandir os negócios é um dos objetivos mais comuns entre donos e gestores de empresas. É normal, no entanto, que muitos empreendedores e administradores, especialmente de PMEs, não saibam bem quais atitudes tomar para atingir seus objetivos.
Pensando nesse cenário, a seguir nós compartilhamos 12 dicas que viabilizam e ajudam na expansão do negócio. Confira!
1. Estude o mercado
Estudar o mercado é fundamental para evitar riscos desnecessários e, claro, aumentar as suas vendas ao expandir os negócios.
Ao fazer um estudo do mercado, é preciso ficar atento a pontos como:
- quais são as possibilidades de transformação do segmento
- quais são as tendências do momento
- quais tecnologias estão sendo adotadas
- quais as projeções de crescimento
- qual o comportamento atual e futuro dos clientes.
2. Avalie a concorrência
Conhecer a concorrência é necessário se você quer sair na frente. É importante saber como as outras empresas do seu segmento atuam, quais são seus diferenciais, o nível de qualidade dos produtos e serviços, bem como a qualidade do atendimento e preço médio praticado.
Para saber tudo isso, visitar o estabelecimento ou acessar os ambientes virtuais, como site e perfis nas redes sociais é um caminho.
3. Encontre seu diferencial
O que a sua empresa tem que a torna única e especial?
Afinal, se você quer expandir os negócios é preciso oferecer algo que seja diferente daquilo que já existe no mercado. Pode ser o atendimento, os produtos, os serviços exclusivos ou a tecnologia superior, por exemplo. Entenda qual é o diferencial da sua empresa e trabalhe dando destaque à ele.
4. Escolha um modelo de expansão
Não dá para expandir um negócio sem qualquer critério, certo? É necessário escolher um modelo de expansão antes de qualquer outra ação.
Você pode expandir os negócios seguindo um destes modelos:
- abrindo filiais
- montando um sistema de franquias
- licenciando seus produtos
- comprando ou se unindo à outras empresas
- montando um e-commerce e expandindo sua empresa para o ambiente virtual.
Escolha uma dessas alternativas e planeje muito bem as suas próximas ações.
5. Faça um planejamento financeiro
Para expandir os negócios, talvez seja preciso fazer uso de linha de crédito. Porém, isso deve ser muito bem estudado. Do contrário, você pode se endividar e colocar em risco tudo que já construiu.
Mas atenção: na hora de fazer o planejamento financeiro da sua empresa é fundamental ser realista.
6. Estabeleça metas claras
Responda às seguintes perguntas antes de começar seu processo de expansão:
Onde estou?
(O que sua empresa faz)
Para onde quero ir?
(Imagine sua empresa daqui um ano)
Como chegar lá?
(Defina as ações e decisões que vai precisar tomar)
Com essas respostas, fica muito mais fácil saber o que deve ser feito para o sucesso do crescimento da sua empresa.
7. Conheça seu público-alvo
Todas as ações da sua empresa devem ter como foco os seus clientes, certo? Assim, você deve ter uma descrição detalhada sobre o público-alvo, com informações como:
- faixa etária
- grau de instrução
- gênero predominante
- poder aquisitivo
- classe social
- localização
- hábitos de consumo
- canais de comunicação mais utilizados.
8. Aproxime-se dos seus fornecedores
Sua empresa atinge os melhores resultados quando mantém uma boa relação com os fornecedores. Essa é a melhor forma de conseguir mais qualidade, preços justos, prazos de pagamento adequados às necessidades do negócio e, consequentemente, mais lucratividade.
Assim, enxergue seus fornecedores como grandes aliados e parceiros, e estabeleça a melhor relação possível com eles para que ambas as partes saiam ganhando.
9. Invista em marketing
Quem não é visto não é lembrado e investir em marketing é a melhor forma de ser visto pelo seu público-alvo.
Dessa forma, planeje como seu negócio vai se posicionar daqui para frente e quais serão as estratégias de comunicação. Afinal, é isso que possibilitará, entre outras coisas, o aumento de vendas, captação de novos clientes e o tão esperado crescimento.
10. Aumente sua presença digital
O Brasil é um dos países que mais usa as redes sociais e por esse motivo não faz qualquer sentido que sua empresa esteja fora delas.
As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores que têm como objetivo expandir os negócios, pois é lá que você terá acesso a um público altamente segmentado e vai conseguir potencializar o alcance dos seus produtos ou serviços.
11. Priorize a satisfação do cliente
Sem clientes, não existe empresa. Por isso, se você tem como objetivo expandir os negócios, deve ter como foco a satisfação do consumidor.
Assim, nunca negligencie a qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como o atendimento, como muitas empresas fazem quando decidem aumentar sua operação.
Cliente satisfeito é sinônimo de crescimento nas vendas e boa lucratividade.
12. Valorize seus funcionários
O sucesso de uma empresa não se faz sozinho e de uma hora para a outra. É uma longa jornada, para a qual muitas pessoas contribuem com ideias, tempo e trabalho. Por isso, valorize cada funcionário que faz parte dessa complexa engrenagem.
Crie mecanismos que façam seus funcionários se sentirem motivados a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios. Oferecer um bom pacote de benefícios e criar campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, costumam ser muito eficientes em mostrar aos colaboradores o quanto eles são valorizados.
Gostou das dicas para expandir os negócios? Pronto para começar mais um desafio?
Para mais dicas e informações relevantes para o sucesso e o crescimento da sua empresa, acompanhe o nosso blog. Você não vai se arrepender!