GINÁSTICA LABORAL: ENTENDA A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS
Você conhece a ginástica laboral e sabe tudo que ela pode fazer pelo bem-estar e pela saúde dos seus colaboradores?
Com o ritmo acelerado nas empresas, em que se trabalha cada vez mais em busca de maior produtividade, muitas vezes deixa-se a qualidade de vida de lado. E essa negligência pode afetar muito a saúde dos colaboradores e impactar negativamente as finanças do negócio. É por isso que o número de empresas que adotam práticas como a ginástica laboral tem crescido.
Neste conteúdo, nós ajudamos você a entender melhor esse tema e ver como poucos minutos de exercícios físicos no meio da jornada de trabalho podem trazer ótimos resultados para os profissionais e para a sua empresa.
O que é ginástica laboral?
A ginástica laboral é um conjunto de práticas voluntárias de exercícios físicos, realizados no ambiente de trabalho, e tem como objetivo melhorar a condição física dos trabalhadores.
Esse tipo de atividade teve origem na Polônia, durante a década de 1930, e logo se espalhou por diversas partes do mundo, conquistando muitos adeptos na Europa e também no Japão. No Brasil, a prática ganhou força nos anos de 1970.
Vale destacar que a ginástica laboral só deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional habilitado. Esse profissional pode ser um professor de educação física ou um fisioterapeuta de formação.
Quais são as etapas da ginástica laboral?
Normalmente, a ginástica laboral é composta estas três etapas:
1. Preparatória
A ginástica preparatória é realizada antes do horário de trabalho e seu objetivo é preparar os grupos musculares dos colaboradores para as tarefas do dia.
Ela ajuda na circulação do sangue, oxigenação do músculo e eleva a disposição. Em geral, tem duração de 10 a 20 minutos.
2. Compensatória
A ginástica compensatória é realizada durante o expediente para quebrar a rotina do trabalhador, funcionando como uma pausa.
Nessa etapa, os colaboradores fazem exercícios específicos para reparar os músculos, corrigir a postura e compensar os esforços repetitivos. Isso eleva a disposição para a conclusão da jornada de trabalho. Também tem duração, em média, de 10 a 20 minutos.
3. De relaxamento
Por fim, a ginástica de relaxamento é realizada depois do horário de trabalho e é baseada em exercícios de alongamento, que servem para reparar o desgaste da jornada laboral.
Essa etapa ajuda na prevenção de possíveis lesões musculares e reduz o cansaço no fim do dia. Recomenda-se a duração de, aproximadamente, 30 minutos.
Qual a importância da ginástica laboral para a rotina de trabalho nas empresas?
A ginástica laboral é de grande importância para a rotina de trabalho de qualquer empresa. Além de atuar reduzindo e prevenindo os problemas ocupacionais que causam alteração na saúde do colaborador, ela também ajuda a motivar os profissionais e diminui os níveis de estresse.
Como manter a rotina de ginástica laboral no home office?
Com a pandemia da Covid-19, o home office passou a fazer parte da rotina de muitos trabalhadores e tudo indica que essa modalidade de trabalho seguirá sendo adotada por muitas empresas mesmo depois do fim das restrições impostas pelo surgimento do Coronavírus.
Esse cenário fez muitos gestores em empresas que já adotavam ou queriam começar a adotar a ginástica laboral, se questionarem como manter essa prática a distância. E a resposta é: usando a tecnologia.
As aulas com os exercícios podem ser ministradas ao vivo ou gravadas. Por meio da tela, os colaboradores serão estimulados a fazer movimentos e alongamentos com a instrução de um professor, o que ajuda a promover a saúde no home office e garante que o trabalho remoto seja mais leve e produtivo.
Quais são os benefícios da prática da ginástica laboral?
A introdução das práticas de ginástica laboral nas empresas gera inúmeros benefícios para todos, incluindo:
- os exercícios promovem o aquecimento dos grupos musculares que serão solicitados durante a execução das tarefas laborais, dando mais disposição para os colaboradores e, consequentemente, aumentando a produtividade.
- redução no número de faltas dos funcionários e afastamentos médicos, isso porque os exercícios combatem o estresse e fortalecem o sistema osteomuscular, além de trazerem benefícios fisiológicos, relacionados ao sistema cardíaco e respiratório.
- a prática interrompe a monotonia operacional e os exercícios fazem a compensação aos esforços repetitivos, evitando os vícios posturais negativos e trazendo uma melhora na circulação sanguínea.
- a ginástica laboral previne o sedentarismo e aumenta a consciência corporal, pois melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência física.
- ao fim de um dia intenso de trabalho, a ginástica laboral ajuda a minimizar a fadiga, liberando as tensões acumuladas, reduzindo o estresse e prevenindo o surgimento de lesões.
- uma rotina de exercícios colabora para uma maior a interação entre os colaboradores, já que todos participam juntos das atividades.
- a prática pode ainda ajudar na diminuição dos casos de acidente de trabalho, uma vez que os colaboradores passam a ter mais equilíbrio e preparo físico.
- por fim, ela previne doenças ocupacionais, como a LER (lesão por esforço repetitivo) e o DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
Agora que você já entende a importância da ginástica laboral nas empresas e todos os benefícios que ela pode trazer, deve considerar adotá-la ou aprimorar sua realização, mesmo no home office.
Lembre-se, no entanto, que além de proporcionar essa prática aos seus colaboradores, é importante também oferecer a eles um bom convênio médico. E para isso, você pode contar com a Corretora N&G!
Especialista na oferta de benefícios de saúde, nós damos à sua empresa todo o apoio necessário desde a cotação até a gestão do plano de saúde, assim, você tem a certeza de fazer a melhor contratação para o seu negócio e oferecer o benefício que melhor atende aos seus funcionários.
Quer contratar ou mudar de plano de saúde empresarial? Entre em contato com nossos especialistas e receba consultoria completa.