Corretora N&G

6 DICAS PARA FAZER A COTAÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE

 por Corretora N&G 21 de junho de 2023

A decisão de fazer uma cotação de plano de saúde é o primeiro passo para garantir mais segurança e comodidade para você, sua família ou empresa. Escolher uma assistência médica com os benefícios adequados influencia diretamente na sua escolha e, do mesmo modo, na sua cotação. Separamos 6 dicas para fazer a cotação do seu plano de saúde.

Para fazer uma cotação de plano de saúde é preciso definir primeiro os pontos mais importantes na sua contratação, pois isso influencia diretamente no tipo de serviço que você poderá usufruir. Lembre-se que o plano de saúde ideal não é apenas aquele que cabe no seu bolso, mas sim o que garante os serviços que se adequam melhor ao seu perfil.

Confira nossas dicas para te ajudar a fazer sua cotação de forma descomplicada.

Dica 1: Entenda o perfil do contrato / Modalidade do Plano

Existem diferentes tipos de modalidades de planos de saúde. Entre os principais tipos de planos temos:

Cada modalidade tem suas particularidades e benefícios, por isso durante a cotação entenda as opções disponíveis e saiba quais são suas características, como por exemplo: período de carências e forma de reajuste.

Dica 2: MEI ou PME? Aproveite os benefícios de um plano de saúde empresarial

Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem aproveitar as vantagens de um plano de saúde empresarial, inclusive as MEIs e PMEs. Para isso, é necessário ter um CNPJ ativo há mais de seis meses na Receita Federal. Conheça as principais vantagens:

  • É possível conseguir valores até 40% mais baixos nos planos empresariais, em relação aos planos individuais
  • Caso sua MEI possua outro colaborador além de você, é possível incluí-lo também no plano
  • Além de colaboradores, algumas operadoras permitem a inclusão de parentes consanguíneos, como: pai, mãe, irmãos, sobrinhos, netos…
  • Você conta com uma ampla rede de hospitais e clínicas

Vale lembrar que cada operadora funciona de uma maneira e possui suas regras. Se você busca um bom plano de saúde e tem uma empresa, seja ela de qualquer tamanho, busque por ofertas de planos empresariais que se encaixem nas suas necessidades.

Imagem com fundo azul escuro. Do lado esquerdo tem os dizeres "Sua saúde em ótimas mãos" Planos empresariais com condições especiais". Logo abaixo tem um botão verde escrito "Confira". Do lado direito sobre um fundo circular verde tem a foto de três pessoas felizes. Começando por um homem loiro, usando óculos, camisa social branca e segurando um notebook fechado com a mão esquerda. Em seguida tem um rapaz negro, sorrindo, usando camisa social branca e gravata preta. Por último, uma mulher com traços orientais, longos cabelos escuros, olhos fechados, usando uma blusa social branca e segurando um copo de café com a mão esquerda.

Dica 3: Pergunte como é feito o reajuste da mensalidade

reajuste é feito de acordo com a modalidade contratada. De forma geral, os principais tipos de reajustes de plano de saúde são:

  • Reajuste anual ou na data de aniversário do plano
  • Reajuste por faixa etária

reajuste anual é feito com base na variação de custos hospitalares e sinistralidade e é de determinação da Operadora de Saúde. A forma como será aplicado o percentual do reajuste anual pode variar conforme a contratação realizada (PF, PME ou adesão).

Já o reajuste por faixa etária acontece a primeira vez aos 19 anos e, depois disso, ocorre de 4 em 4 anos, até que chegue aos 59 anos. Por isso, é interessante saber o preço da mensalidade das outras faixas etárias para ter uma ideia dos próximos valores ao fazer uma cotação.

Lembre-se de usar essa dica apenas como referência, pois os planos de saúde sofrem reajustes anuais e por isso os preços podem variar de um ano para o outro, tá bom?

Dica 4: Entenda o que o plano de saúde cobre

Como dissemos anteriormente, os serviços que um plano de saúde cobre influenciam na sua cotação. Por isso é fundamental entender quais são as coberturas inclusas e a abrangência geográfica do plano.

Mas não leve em consideração apenas o valor! É importante pensar nos seus hábitos e necessidades. Você costuma viajar com frequência e por longos períodos? Talvez um plano nacional seja mais adequado para você, por exemplo.

Além disso há outros itens a se levar em consideração como:

  • Precisa de um plano com ou sem obstetrícia?
  • Quer um plano com serviços odontológicos inclusos?
  • Prefere um plano ambulatorial ou hospitalar?
  • Prefere um plano sem ou com coparticipação?

Informe-se sobre todas as condições ao fazer a cotação de um plano de saúde. Desta forma, você garante que estará contratando a melhor opção.

O que influencia na cotação de plano de saúde?

Dica 5: Pergunte sobre as carências do plano e sobre a portabilidade de carência

Primeiramente você precisa saber que a carência é o período que você espera para utilizar os serviços do plano contratado. Os períodos máximos de carência costumam ser:

  • 720 dias para doenças preexistentes declaradas
  • 300 dias para parto

Mesmo assim, as operadoras podem diminuir esses prazos para você! Por uma questão promocional ou por conta da portabilidade de carências, por exemplo.

Dica 6: Conte com a ajuda da Corretora N&G!

Nós somos uma empresa especializada no gerenciamento de planos de saúde. Fornecemos todo o apoio durante sua cotação para encontrar as melhores soluções em saúde para você, sua família e empresa!

Atuamos no mercado de saúde e seguros desde 2003 e temos diversos produtos criados sob medida para atender suas necessidades e facilitar seu dia a dia.  Então, conte com a gente para receber a melhor cotação de plano de saúde. Quer falar com um de nossos corretores? É só clicar aqui.

Agora que você já sabe as principais dicas pra fazer uma cotação de plano de saúde, que tal fazer uma com a gente gratuitamente e sem compromisso? Temos profissionais altamente qualificados para tirar todas as suas dúvidas. Cuidar da sua saúde é nossa prioridade!

One thought on “6 DICAS PARA FAZER A COTAÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE

  1. Entre tantas opções disponíveis no mercado, a consultoria de um profissional especializado é fundamental para a escolha do plano mais adequado para você, sua família e seus colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *