6 DICAS PARA FAZER A COTAÇÃO DE UM PLANO DE SAÚDE
por Corretora N&G 21 de junho de 2023
A decisão de fazer uma cotação de plano de saúde é o primeiro passo para garantir mais segurança e comodidade para você, sua família ou empresa. Escolher uma assistência médica com os benefícios adequados influencia diretamente na sua escolha e, do mesmo modo, na sua cotação. Separamos 6 dicas para fazer a cotação do seu plano de saúde.
Para fazer uma cotação de plano de saúde é preciso definir primeiro os pontos mais importantes na sua contratação, pois isso influencia diretamente no tipo de serviço que você poderá usufruir. Lembre-se que o plano de saúde ideal não é apenas aquele que cabe no seu bolso, mas sim o que garante os serviços que se adequam melhor ao seu perfil.
Confira nossas dicas para te ajudar a fazer sua cotação de forma descomplicada.
Dica 1: Entenda o perfil do contrato / Modalidade do Plano
Existem diferentes tipos de modalidades de planos de saúde. Entre os principais tipos de planos temos:
- Individuais
- Familiares
- Coletivos por adesão
- Empresariais
Cada modalidade tem suas particularidades e benefícios, por isso durante a cotação entenda as opções disponíveis e saiba quais são suas características, como por exemplo: período de carências e forma de reajuste.
Dica 2: MEI ou PME? Aproveite os benefícios de um plano de saúde empresarial
Empresas de todos os tamanhos e segmentos podem aproveitar as vantagens de um plano de saúde empresarial, inclusive as MEIs e PMEs. Para isso, é necessário ter um CNPJ ativo há mais de seis meses na Receita Federal. Conheça as principais vantagens:
- É possível conseguir valores até 40% mais baixos nos planos empresariais, em relação aos planos individuais
- Caso sua MEI possua outro colaborador além de você, é possível incluí-lo também no plano
- Além de colaboradores, algumas operadoras permitem a inclusão de parentes consanguíneos, como: pai, mãe, irmãos, sobrinhos, netos…
- Você conta com uma ampla rede de hospitais e clínicas
Vale lembrar que cada operadora funciona de uma maneira e possui suas regras. Se você busca um bom plano de saúde e tem uma empresa, seja ela de qualquer tamanho, busque por ofertas de planos empresariais que se encaixem nas suas necessidades.
Dica 3: Pergunte como é feito o reajuste da mensalidade
O reajuste é feito de acordo com a modalidade contratada. De forma geral, os principais tipos de reajustes de plano de saúde são:
- Reajuste anual ou na data de aniversário do plano
- Reajuste por faixa etária
O reajuste anual é feito com base na variação de custos hospitalares e sinistralidade e é de determinação da Operadora de Saúde. A forma como será aplicado o percentual do reajuste anual pode variar conforme a contratação realizada (PF, PME ou adesão).
Já o reajuste por faixa etária acontece a primeira vez aos 19 anos e, depois disso, ocorre de 4 em 4 anos, até que chegue aos 59 anos. Por isso, é interessante saber o preço da mensalidade das outras faixas etárias para ter uma ideia dos próximos valores ao fazer uma cotação.
Lembre-se de usar essa dica apenas como referência, pois os planos de saúde sofrem reajustes anuais e por isso os preços podem variar de um ano para o outro, tá bom?
Dica 4: Entenda o que o plano de saúde cobre
Como dissemos anteriormente, os serviços que um plano de saúde cobre influenciam na sua cotação. Por isso é fundamental entender quais são as coberturas inclusas e a abrangência geográfica do plano.
Mas não leve em consideração apenas o valor! É importante pensar nos seus hábitos e necessidades. Você costuma viajar com frequência e por longos períodos? Talvez um plano nacional seja mais adequado para você, por exemplo.
Além disso há outros itens a se levar em consideração como:
- Precisa de um plano com ou sem obstetrícia?
- Quer um plano com serviços odontológicos inclusos?
- Prefere um plano ambulatorial ou hospitalar?
- Prefere um plano sem ou com coparticipação?
Informe-se sobre todas as condições ao fazer a cotação de um plano de saúde. Desta forma, você garante que estará contratando a melhor opção.
Dica 5: Pergunte sobre as carências do plano e sobre a portabilidade de carência
Primeiramente você precisa saber que a carência é o período que você espera para utilizar os serviços do plano contratado. Os períodos máximos de carência costumam ser:
- 720 dias para doenças preexistentes declaradas
- 300 dias para parto
Mesmo assim, as operadoras podem diminuir esses prazos para você! Por uma questão promocional ou por conta da portabilidade de carências, por exemplo.
Dica 6: Conte com a ajuda da Corretora N&G!
Nós somos uma empresa especializada no gerenciamento de planos de saúde. Fornecemos todo o apoio durante sua cotação para encontrar as melhores soluções em saúde para você, sua família e empresa!
Atuamos no mercado de saúde e seguros desde 2003 e temos diversos produtos criados sob medida para atender suas necessidades e facilitar seu dia a dia. Então, conte com a gente para receber a melhor cotação de plano de saúde. Quer falar com um de nossos corretores? É só clicar aqui.
Agora que você já sabe as principais dicas pra fazer uma cotação de plano de saúde, que tal fazer uma com a gente gratuitamente e sem compromisso? Temos profissionais altamente qualificados para tirar todas as suas dúvidas. Cuidar da sua saúde é nossa prioridade!
Entre tantas opções disponíveis no mercado, a consultoria de um profissional especializado é fundamental para a escolha do plano mais adequado para você, sua família e seus colaboradores.