Corretora N&G

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO: CONSTRUINDO UM FUTURO SEGURO

Nos últimos anos, eventos climáticos extremos têm se intensificado ao redor do mundo, impactando a sociedade de formas devastadoras.

O recente episódio de chuvas intensas no Rio Grande do Sul, reportado pela CNN Brasil, é um triste exemplo disso. Segundo dados do governo estadual, 85% das empresas afetadas não possuíam seguro, evidenciando uma lacuna preocupante na cultura de prevenção de desastres. Esta realidade não apenas destaca a vulnerabilidade das empresas frente a eventos imprevisíveis, mas também ressalta a importância vital de medidas preventivas.

Lojas do Mercado Público de Porto Alegre (RS) após enchente. Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo – 28.mai.2023 – Reprodução CNN.

Acreditamos que a precaução deve ser uma prioridade em todos os aspectos da vida, não apenas nos negócios, mas também em nossas famílias e no cuidado com nosso patrimônio.

Sabemos também que essas questões vão além de simplesmente possuir um seguro, especialmente diante de eventos climáticos extremos que exigem outras ações preventivas. No entanto, a adoção de medidas preventivas como um seguro, pode fazer uma diferença significativa em situações críticas e de recomeços.

Aqui na N&G compreendemos profundamente a importância de estar preparado para o inesperado. No entanto, mais do que simplesmente oferecer produtos, a nossa missão é promover uma cultura de conscientização e prevenção. Incentivamos a reflexão sobre como podemos integrar medidas preventivas em nosso cotidiano, desde a revisão de seguros até a adoção de hábitos que possam fazer a diferença. Por isso, separamos alguns abaixo:

  1. Manutenção preventiva de instalações e equipamentos: Regularmente verificar e manter em bom estado as instalações elétricas, sistemas de encanamento, telhados e estruturas físicas pode ajudar a prevenir danos durante tempestades e inundações.
  2. Treinamento em primeiros socorros e plano de emergência: Capacitar os membros da família e/ou colaboradores em técnicas básicas de primeiros socorros pode salvar vidas em situações de emergência. Além disso, é crucial ter um plano de emergência claro e conhecido por todos, especificando procedimentos a serem seguidos durante desastres.
  3. Revisão de seguros: Regularmente revisar as apólices de seguro para garantir que cobrem adequadamente às necessidades de cada tipo de empresa através de uma análise de riscos. Isso inclui entender o que está coberto e quais são as exclusões.
  4. Educação e conscientização: Promover programas educativos e de conscientização nas empresas sobre os riscos locais de desastres climáticos e as medidas preventivas que podem ser adotadas. Isso pode incluir workshops, palestras e campanhas de informação.

Juntos, podemos construir um futuro mais seguro e protegido para nós e para nossa sociedade.

COMO AJUDAR O RIO GRANDE DO SUL?

Caso queira ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul através de doações, vamos deixar aqui algumas dicas e orientações:

1. Doações Financeiras: Existem organizações locais que estão atuando diretamente no apoio às vítimas. Instituições como Sicoob (pix CNPJ 07.147.834/0001-73), Cruz Vermelha, Defesa Civil ou ONGs que estão na linha de frente oferecendo assistência emergencial, abrigo, alimentos, etc. Verifique a transparência dessas organizações para garantir a eficácia de suas doações.

2. Doação de itens: Água mineral, cestas básicas, fraldas, itens de higiene pessoal e de limpeza. Verifique a validade dos produtos e embale-os corretamente.
Onde doar: Leve suas doações até a agência dos Correios mais próxima e informe ao atendente que se trata de uma doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações serão transportadas gratuitamente pelos Correios até o destino.
3. Outras formas de ajudar: Voluntarie-se com entidades locais ou simplesmente compartilhe este post.

Cada ação, por menor que seja, faz uma grande diferença.

One thought on “CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO: CONSTRUINDO UM FUTURO SEGURO

  1. Essa tragédia trouxe à tona a necessidade de estimularmos cada vez mais a cultura da prevenção e da proteção. O mercado segurador mostrou mais uma vez que está preparado para essas situações, dando uma resposta rápida e eficiente, numa ação conjunta de todos os agentes do setor: Corretores de Seguros, Seguradoras e Entidades. Porém, é preciso trabalhar para que mais pessoas e empresas tenham acesso aos produtos de seguros disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *