COMO FAZER GESTÃO DE ESTOQUE DE FORMA EFICIENTE
Se você está pensando em reduzir os gastos na sua empresa, melhorar o atendimento e obter maior produtividade e competitividade nas suas operações diárias, você precisa aprender a fazer uma boa gestão de estoque. Esse procedimento é imprescindível para que o seu negócio alcance seus objetivos e cresça de forma saudável.
Porém, se você não sabe muito bem como controlar o estoque de forma eficiente, continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas.
O que é gestão de estoque?
No comércio, o controle de estoque, também chamado de gestão de estoque, é o processo que garante que a quantidade certa e necessária de mercadorias esteja disponível na loja. Quando bem feito, garante também que o ponto de venda atenda à demanda dos clientes da forma mais eficaz possível.
Para um bom gerenciamento de estoque é fundamental ter acesso a dados de compras, novos pedidos, expedição, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas e giro, entre outras informações que ajudam a fazer uma gestão eficiente.
Quais os benefícios de fazer gestão de estoque de forma eficiente?
Quando a gestão de estoque é feita de forma adequada, é possível maximizar os lucros, reduzir custos, eliminar perdas e ainda melhorar o índice de satisfação do cliente.
Além disso, o controle de estoque impacta positivamente das seguintes formas:
- otimizando o investimento em mercadorias
- permitindo estimativas de vendas
- possibilitando projetar com antecedência os pedidos aos fornecedores
- aprimorando o planejamento da produção
- identificando os produtos que mais vendem e os que menos vendem
- ajudando a definir ofertas e precificar adequadamente os produtos.
3 dicas para fazer gestão de estoque de maneira correta
Depois de conhecer os benefícios de fazer gestão de estoque de forma correta, é fundamental adotar as melhores práticas para realizar esse controle. A seguir nós listamos três dicas que ajudam a manter o estoque em dia aí, na sua loja.
1. Faça inventário de estoque
Fazer inventário de estoque é a prática de contar periodicamente os produtos estocados em uma empresa. E a sua realização é fundamental para uma boa gestão de estoque.
O inventário é um procedimento que evita muitas falhas no controle de estoque. Por esse motivo, é aconselhável que sejam realizados inventários periódicos em curtos períodos de tempo em áreas separadas do estoque.
É claro que esse tipo de ação não elimina a necessidade de realizar um inventário geral em médio prazo, mas são de grande ajuda para eliminar erros que podem impactar no dia a dia do negócio.
2. Automatize o controle de estoque
A automatização da gestão de estoque reduz a necessidade de controles manuais, o que faz com que as atualizações sejam contínuas, aumentando assim a produtividade de toda a sua equipe. Afinal, o controle manual requer mais atenção e é mais suscetível a erros, além, é claro, de ser bem mais trabalhoso.
No mais, uma gestão de estoque automatizada evita situações como a de um vendedor informar a um cliente que tal item não está disponível quando, na verdade, ainda existem unidades dele no estoque.
3. Treine seus funcionários
Treinar os colaboradores da empresa é algo fundamental para que todas as operações envolvendo o controle de estoque sejam realizadas de forma adequada. O recomendável é que uma pessoa assuma a liderança e verifique todos os dias como andam as atividades desempenhadas e quais funcionários e processos precisam de melhorias.
Dessa forma, a gestão de estoque será monitorada de forma adequada e os profissionais responsáveis estarão sempre preparados para desenvolver suas atividades da melhor forma possível.
Gostou deste conteúdo com dicas de gestão de estoque? Pronto para começar a reduzir os custos da sua loja? Para mais dicas e informações relevantes para o seu negócio, acompanhe as publicações no nosso blog.