Corretora N&G

A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO E COMO ESTENDÊ-LA PARA O HOME OFFICE

Fotografia de três mulheres trabalhando juntas em uma mesa sorrindo. Uma delas é loira e está de costas para a câmera mexendo em um notebook aberto. Outra é branca, cabelo escuro e longo e está anotando algo em um caderno. A terceira é branca, cabelo bem curto, usa óculos e uma jaqueta jeans por cima de uma camiseta vermelha e está de frente para um notebook aberto também.

Todo gestor já sabe que a satisfação dos profissionais é um ponto que precisa ser muito bem trabalhado dentro das empresas. Quando o trabalhador está satisfeito, o nível de produtividade e de identificação com o negócio aumentam muito, o que, por consequência, melhora o clima interno. E essa busca por satisfação e bem-estar dos colaboradores, passa pela promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Uma empresa é como uma grande engrenagem, todo trabalho e cada um dos trabalhadores é importante para que tudo funcione corretamente. Assim, se algum colaborador adoece, todo o processo fica prejudicado.

Por isso, elaboramos este conteúdo para que você entenda mais sobre a importância da promoção da saúde no ambiente de trabalho e também como estendê-la para o home office. Confira!

Por que promover saúde no ambiente de trabalho?

A promoção da saúde no ambiente de trabalho está prevista na Política Nacional de Promoção da Saúde, na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho e na Norma Regulamentadora Nº 7 (NR-7), que dispõe sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. 

Assim, promover saúde no ambiente de trabalho é um direito dos trabalhadores e, além disso, traz benefícios para todos, inclusive para os empregadores. 

Estudos mostram que programas de promoção da saúde e bem-estar aumentam as chances dos trabalhadores adotarem hábitos e comportamentos mais saudáveis, o que melhora as condições de saúde, aumenta o engajamento dos participantes e, consequentemente, melhora a produtividade.

Quer mais um motivo para promover a saúde no ambiente de trabalho? Estudos internacionais sugerem que programas de promoção da saúde têm potencial de reduzir custos diretos e indiretos, como despesas médico-hospitalares e absenteísmo.

O que é um programa de promoção à saúde?

São chamados de programas de promoção à saúde o conjunto de medidas que visam estimular a alteração e a manutenção do estilo de vida dos colaboradores, resultando em menores taxas de adoecimento. 

Muitas vezes, as empresas realizam algumas medidas isoladas, sem se dar conta do potencial que têm nas mãos e de tudo o que o desenvolvimento desse tipo de programa pode trazer de benefícios para o negócio e para os colaboradores. 

Quais são os benefícios para a empresa e para o colaborador de promover a saúde no trabalho?

Além do benefício primordial que é melhorar as condições que interferem na saúde dos colaboradores, garantindo que eles tenham uma rotina mais saudável no espaço em que exercem suas atividades profissionais, a promoção de saúde no ambiente de trabalho resulta em diversas vantagens para a empresa e para os trabalhadores.

Benefícios da promoção de saúde no ambiente de trabalho para as empresa

  • maior produtividade
  • melhora do clima organizacional
  • aumento do nível de satisfação dos colaboradores
  • diminuição do absenteísmo
  • aumento na retenção de profissionais. 

Benefícios da promoção de saúde no ambiente de trabalho para os colaboradores

  • ter uma vida plena, com mais saúde e felicidade
  • melhora nas relações de trabalho
  • mudança na forma de encarar o trabalho (mais do que trabalhar pela remuneração em si)
  • aumento da sensação de pertencimento e da valorização profissional.

Diante desses benefícios, a tendência é que em um futuro não tão distante tais medidas não sejam mais um diferencial entre empresas, mas sim uma das bases que sustentam a estrutura interna dos negócios.

Imagem com fundo azul escuro. Do lado esquerdo, em cima de um semi círculo verde água tem a foto de um homem branco, cabelo curto, usando um terno xadrez preto e segurando um notebook aperto com a mão esquerda, enquanto mexe nele com a mão direita. Do lado direto tem os dizeres "Procurando proteção para sua empresa? Conheça o seguro cibernético.". Logo abaixo tem um botão verde água escrito "Clique aqui e saiba mais!". Existem grafismos em tons de azul e branco por toda a imagem.

Quais medidas podem ser adotadas para a promoção da saúde no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe o que é um programa de promoção da saúde no ambiente de trabalho, bem como os seus benefícios, abaixo listamos algumas medidas que você pode colocar em prática aí, na sua empresa:

  • oferecer palestras com temas relacionados à saúde, como alimentação saudável e prevenção de doenças
  • acompanhar de perto os resultados dos exames periódicos dos colaboradores
  • incentivar as consultas médicas periódicas
  • se possível, oferecer a realização de exames de rotina dentro da própria empresa
  • promover campanhas de vacinação, como a da imunização contra a gripe
  • firmar parcerias com estabelecimentos que se alinhem com as propostas da empresa, como academias, farmácias, restaurantes de comida saudável etc.
  • promover ações que incentivem a prática de atividades físicas
  • ter no seu pacote de benefícios o plano de saúde empresarial.

Como conciliar saúde no ambiente de trabalho e home office

O home office já era uma tendência que vinha crescendo em todo o mundo. Porém, com a pandemia de Covid-19, ele se tornou uma necessidade para muitas empresas. Neste cenário, é comum que muitos gestores se perguntem como promover a saúde dos trabalhadores fora do ambiente da empresa. 

Primeiro, é preciso destacar que as as corporações são obrigadas pela legislação a oferecer meios adequados para que o colaborador realize suas funções de maneira apropriada. Assim, mesmo exercendo suas atividades em casa, o trabalhador deve ser resguardado pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Ou seja, os exames admissionais, demissionais, periódicos, de mudança de função e retorno ao trabalho precisam ser feitos da mesma maneira, sempre com o objetivo de  garantir saúde e segurança do trabalho no home office*. 

Dicas para manter a saúde no trabalho durante o home office

Confira dicas que ajudam a cuidar da saúde dos seus colaboradores quando eles trabalham remotamente:

Garanta ergonomia no home office

É muito importante que o profissional tenha mesa e cadeira confortáveis e adequados às regras de ergonomia para realizar sua jornada de trabalho em casa, isso evita o desenvolvimento de problemas como as doenças de coluna. Para garantir as melhores condições para seus colaboradores no home office, vale disponibilizar mesa e cadeira ergonomicamente adequados para que ele. 

Estimule a prática de atividades físicas

Incentivar a prática de exercícios físicos é muito importante para a promoção da saúde no home office. Para isso, sua empresa pode disponibilizar aulas online ou firmar convênio com redes de academias para que os colaboradores tenham descontos ao fazer determinadas atividades.

Aqui na N&G, para motivar a realização de atividades físicas, disponibilizamos para nossos colaboradores vídeos gravados por um fisioterapeuta parceiro, que ensinava exercícios que podem ser feitos dentro de casa.

Imagem com fundo azul claro. Do lado esquerdo estão os dizeres "Proteção & Cuidado. Soluções diversas em seguro de vida para sua empresa!" seguidos de um botão escrito "Faça sua cotação". Do lado direito tem a foto de uma mulher branca, cabelo castanho claro e liso, sorrindo e usando uma blusa xadrez cinza. Existem elementos decorativos em tons de azul e branco por toda a imagem.

Estabeleça horários para que os colaboradores comecem e terminem suas tarefas

É comum que no home office algumas pessoas acabem exagerando e trabalhando bem mais que o normal. Crie formas de evitar que isso aconteça, pois longas horas sentado em frente ao computador pode forçar demais as articulações e a coluna, aumentando o estresse e a ansiedade do profissional. 

Incentive seus colaboradores a terem hobbies

O controle do estresse é fundamental para a manutenção da saúde no home office. Dados mostram que 72% dos brasileiros sofrem alguma sequela referente ao estresse e 32% estão a ponto de cair em esgotamento mental, o famoso burnout, que afeta negativamente a produtividade e o bem-estar do indivíduo. 

Uma boa forma de evitar esse cenário com seus colaboradores é incentivando que eles tenham algum hobby, alguma atividade que os ajude a se distrair e relaxar. 

Priorize os cuidados com a saúde mental

A saúde mental dos colaboradores deve ser uma prioridade para os gestores de empresas e equipes. E buscar formas de diagnosticar transtornos precocemente é a melhor maneira de evitar o agravamento dos quadros. 

Esperamos que este conteúdo sobre promoção da saúde no ambiente de trabalho e como estendê-la para o home office seja bem útil para você. Para ler outros artigos que ajudam na gestão do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog.

  
Vale ressaltar que, devido à Medida Provisória Nº 927, de 22 de março de 2020, fica suspensa no período de calamidade pública por conta do Covid-19, a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares.

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