AS VANTAGENS DE UM PLANO DE SAÚDE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Nos últimos anos o número de pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs) vem crescendo bastante no país, pois as inquietações na economia e as dificuldades de entrada ou recolocação no mercado de trabalho acabaram por acelerar o projeto de muitos brasileiros: o de se tornar seu próprio chefe. Segundo dados do governo, nos últimos cinco anos o número de MEIs cresceu cerca de 120%, chegando a ultrapassar a marca de 8 milhões ainda em 2019.
Além dos motivos já citados, como a economia e a falta de espaço no mercado de trabalho, abrir um MEI também traz alguns outros benefícios para pequenos empreendedores, como formalização do negócio, direito aos benefícios do INSS, encargo tributários reduzidos, possibilidade de emissão de nota fiscal, entre outros.
Atentas ao crescente número de MEIs no país, as operadoras e seguradoras de plano de saúde passaram a investir nesse público e, a partir de 2018, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), decretou algumas regras permitiram que microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de porte pequeno (EPPs) contratem planos de saúde com mais facilidade – nós falamos mais sobre elas aqui nesse post.
Apesar das facilidades que o portador de um CNPJ tem para contratar um plano de saúde, será que é realmente vantajoso optar por esse tipo de contratação? Para tirar essa dúvida, nós listamos 3 vantagens que vocês, microempreendedores ou donos de pequenas empresas, podem ter ao escolher por esse tipo de contrato, confira:
Melhor custo-benefício
No caso de MEIs é possível ter apenas um funcionário registrado, de acordo com a lei. Por esse motivo, microempreendedores optam pelo plano de saúde empresarial para reduzir os custos com um plano de saúde para sua família, por exemplo. Isso porque as mensalidades desse tipo de plano podem ser até 30% mais baratas, de acordo com a ANS.
Dessa forma, no caso de MEIs, algumas operadoras aceitam que o plano seja contratado apenas para o titular e, pelo menos, mais um dependente. Sendo assim, o contrato totaliza ao menos duas vidas, que é mínimo exigido por elas.
Tamanho do negócio
Seguindo o que foi dito acima, uma das exigências para a contratação de um plano de saúde empresarial é o número de vidas. Esse número varia em cada operadora ou seguradora, mas geralmente é em torno de 2 a 3 vidas, no mínimo, não existindo número máximo.
Sendo assim, essa regra acaba facilitando a contratação de um plano de saúde através de um CNPJ. Pois independentemente do tamanho do negócio, empreendedores conseguem garantir mais tranquilidade para você e sua família por um preço mais acessível, por exemplo.
Dedução fiscal
Sabemos que para manter uma empresa funcionando existem uma série de taxas e gastos que muitas vezes tiram o sono de qualquer empreendedor. Uma das vantagens em ter um plano de saúde empresarial é poder utilizar os custos dele para dedução fiscal. Dessa forma, acaba diminuindo o valor à ser pago no Imposto de Renda, por exemplo.
Com essa vantagem você, microempreendedor, pode resolver dois problemas de uma vez só: garantir saúde de qualidade para sua família e seus funcionários por um valor reduzido e ainda garantir a redução dos impostos à pagar.
Ainda tem algumas dúvidas sobre as vantagens em ter um plano de saúde para a sua família e seus funcionários através do seu CNPJ? Entre em contato com a gente e nós iremos te ajudar! Temos uma equipe especializada para te atender e encontrar o plano de saúde perfeito para atender as necessidades da sua família e do seu negócio.