7 DICAS PARA AUMENTAR O BEM-ESTAR NO TRABALHO
Você já parou para pensar na importância do bem-estar no trabalho para o bom desempenho da sua equipe e do seu negócio?
O quadro de colaboradores é um dos ativos mais valiosos de qualquer empreendimento. E manter os profissionais engajados, saudáveis ??e felizes é fundamental para que a empresa tenha sucesso.
Estudos mostraram que é possível conseguir retorno de até 300% sobre o investimento em ações que promovem o bem-estar no trabalho: prova de que essas são estratégias eficazes na busca por mais produtividade, lucratividade e redução de faltas.
Para ajudar você a levar esses benefícios para o seu negócio, nós listamos sete dicas que ajudam a promover e aumentar o bem-estar na sua empresa. Boa leitura!
1. Crie um ambiente de trabalho adequado e agradável
Para que uma empresa tenha sucesso, é importante criar um ambiente que seja adequado e agradável para se trabalhar. E que faça os colaboradores quererem voltar dia após dia.
Além disso, os profissionais produzem mais, se sentem mais contentes e têm menos probabilidade de procurar emprego em outro lugar se acreditam que estão em um bom ambiente de trabalho.
2. Cuide do clima organizacional
O clima organizacional é um conjunto de características do ambiente de trabalho, que podem ser percebidas direta ou indiretamente pelos colaboradores e influenciam no comportamento de toda a equipe.
Um dos indicadores mais importantes em uma empresa, o clima organizacional afeta diretamente os objetivos do negócios e quando ele é positivo, os colaboradores tendem a ser mais produtivos e desempenharem suas funções de forma mais eficiente.
3. Motive a prática de exercícios físicos
Além de afetar negativamente a saúde dos profissionais, o sedentarismo dos colaboradores também pode diminuir o bem-estar no trabalho. Por isso é importante que as empresas invistam em ações que incentivem a prática de atividades físicas.
Oferecer sessões de ginástica laboral durante a jornada de trabalho e criar comunicados que informem os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são ótimas alternativas.
Considere que colaboradores fisicamente ativos tendem a ser mais autoconfiantes e enérgicos, graças à endorfina liberada durante os exercícios. Essa endorfina também leva a uma atitude positiva em relação ao trabalho, criando, portanto, uma força de trabalho menos estressante.
4. Incentive a boa alimentação
No local de trabalho, o que você e seus funcionários comem pode afetar positivamente a produtividade deles. Portanto, você precisa incentivar e possibilitar a prática de bons hábitos alimentares, adequados ao espaço de trabalho.
A nutrição adequada ajuda a manter os níveis de energia e a concentração, além de manter níveis saudáveis ??do peso corporal. Como resultado, isso ajuda na prevenção e gestão de doenças crônicas e de outros problemas de saúde.
5. Ofereça benefícios
Oferecer benefícios é uma forma eficiente de manter seus colaboradores motivados e criar um clima de bem-estar no trabalho.
Para acertar na escolha dos benefícios para os seus profissionais, busque conhecer as necessidades deles e entender o que eles valorizam. Considere que oferecer Vale Transporte, plano de saúde e Vale Refeição atrai e agrada à maioria dos perfis de profissionais, por isso é importante que sua empresa dê esses benefícios. Mas além deles, há diversas alternativas que podem interessar os colaboradores e trazer maior bem-estar.
Na Corretora N&G, dentre outros benefícios, nós estabelecemos o home office desde o início da pandemia, para proteger a saúde de nossos profissionais e de suas família; e oferecemos acesso ao Zenklub, uma plataforma que além de conteúdos para desenvolvimento pessoal e meditação guiada, permite sessões de terapia online com preços bem acessíveis.
6. Garanta bem-estar financeiro
A falta de bem-estar financeiro pode ter um impacto direto no bem-estar físico e mental dos profissionais. E o trabalho é uma das primeiras coisas a ser afetada. Isso porque as dificuldades financeiras podem se transformar em ressentimento, se o trabalhador acreditar que não está sendo pago justamente ou não está obtendo benefícios financeiros compatíveis com suas realizações.
Para evitar esse problema, remunere seus profissionais de acordo com sua função e ofereça treinamentos que ensinem a administrar melhor o dinheiro. Muitas empresas não se preocupam com isso, mas essa educação pode ser muito vantajosa para o negócio.
7. Dê bons exemplos
Para garantir bem-estar no trabalho para seus colaboradores é fundamental que, mais do que um chefe, você seja um líder, capaz de inspirar e dirigir os profissionais para o sucesso.
Além de estabelecer regras e boas práticas que ficam no papel, seja um exemplo de funcionário e pessoa que os profissionais que trabalham pra você queiram imitar: assim será mais fácil que o seu negócio chegue onde você deseja.
Esperamos que essas dicas de bem-estar no trabalho tenham ajudado você. Para ver outros conteúdos que podem ser úteis para a sua empresa, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog.