ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MANTER A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
A saúde mental no trabalho é um assunto que merece atenção das pessoas responsáveis pela gestão das empresas. E apesar de ter ganhado mais espaço nas discussões por conta da pandemia, ainda é pouco debatido. Um erro, já que os distúrbios mentais têm grande impacto nas atividades profissionais e afetam a produtividade e a qualidade dos serviços nas empresas.
Para ajudar você a entender melhor esse tema, escrevemos este conteúdo. Confira e veja como lidar com as questões ligadas à saúde mental no seu negócio.
O que é saúde mental
De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é:
“um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição para sua comunidade”.
O termo é usado para tratar do nível de qualidade de vida cognitiva e emocional de um indivíduo e, não se relaciona apenas com a existência de doenças mentais.
Números da saúde mental no Brasil
Os números relacionados à saúde mental no Brasil são bem preocupantes. Segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, cerca de 9,3% da população, e tem 86% de seus habitantes sofrendo com algum tipo de transtorno mental, como depressão e síndrome do pânico.
Já um estudo realizado pela Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental, aponta que 37% das pessoas no país estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado máximo de depressão.
Outros dados recentes, coletados por uma empresa de recrutamento, mostram que 49% dos trabalhadores no Brasil já tiveram crises de ansiedade, enquanto 44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental devido ao estresse profissional, a famosa e temida Síndrome de Burnout.
Como a saúde mental impacta na produtividade dos colaboradores e nos resultados da empresa
Como você já deve imaginar, a saúde mental do trabalhador está intimamente ligada à sua produtividade e ao seu desempenho. Assim, fique em alerta se notar em seus colaboradores sinais como:
- baixo engajamento com o trabalho
- falhas de comunicação com os colegas de trabalho
- baixa capacidade física para as atividades diárias
Esses problemas podem se apresentar antes mesmo do desenvolvimento de doenças psiquiátricas e não devem ser ignorados pelos gestores.
Já as doenças mentais propriamente ditas, como a depressão e a ansiedade, estão intimamente ligadas ao afastamento e à perda de produtividade.
Ou seja, funcionários com a saúde mental comprometida podem se tornar um grande problema para a empresa e por isso os programas de promoção da saúde no trabalho são muito positivos para evitar licenças e o absenteísmo.
>>> Leia também nosso artigo “SÍNDROME DE BURNOUT: COMO ELA AFETA SEUS COLABORADORES E O SEU NEGÓCIO?“
Quais fatores comprometem a saúde mental no trabalho
Entre os principais fatores de risco para a saúde mental no trabalho estão:
- falta de comunicação e de práticas de gestão
- participação limitada na tomada de decisões por parte dos funcionários
- baixos níveis de apoio a funcionários
- jornadas de trabalho inflexíveis
- bullying e o assédio psicológico
- falta de clareza na determinação das tarefas ou de objetivos organizacionais
- carga de trabalho elevada
- ameaça de desemprego
- políticas inadequadas de saúde e segurança.
Como as empresas podem ajudar os colaboradores a manterem a saúde mental no trabalho
A boa notícia é que é possível ajudar os colaboradores a manterem a saúde mental no trabalho com a adoção de algumas práticas, entre elas:
- disponibilizar ferramentas de autoavaliação de saúde mental a todos os funcionários
- fornecer treinamentos focados em comportamentos para a melhoria do estilo de vida
- organizar rodas de conversa e eventos que abordem técnicas de gerenciamento de depressão e estresse, como atenção plena, exercícios respiratórios e meditação
- manter espaços para atividades de relaxamento
- treinar os gestores para que eles saibam reconhecer os sinais e sintomas de estresse e depressão nos membros da equipe
- garantir condições para a realização de exames clínicos para depressão e encaminhamento clínico, quando necessário
- oferecer um plano de saúde com cobertura para aconselhamento de saúde mental.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer para você questões sobre a saúde mental no trabalho. E se você quer agir para lidar com esse tema na sua empresa, fale com a Corretora N&G e veja como a contratação de um plano de saúde empresarial pode apoiar seu negócio.