Janeiro Branco: Conheça tudo sobre esse movimento!
Todo começo do ano é como uma folha em branco, pronta para ser preenchida com sonhos e novos objetivos, não é mesmo? Mas, você já parou para refletir que tipo de sentimento isto traz para você?
Todas essas metas podem gerar ansiedade e até frustação quando analisamos os objetivos não cumpridos no ano anterior. E isso acontece, muitas vezes, por não colocamos como prioridade coisas que nos nutrem verdadeiramente.
Não é à toa que janeiro é o mês da conscientização da saúde mental, o Janeiro Branco. É o momento ideal para olhar para dentro da gente, refletir e iniciar mudanças na nossa vida.
Se você ainda não conhece o Janeiro Branco e quer saber mais sobre essa campanha , continue lendo!
Origem do Janeiro Branco
Os problemas ligados à saúde da mente são muito sérios e mais comum do que muitas pessoas pensam. A cada ano, as taxas de pessoas com algum transtorno mental vêm aumentando rapidamente, ao mesmo tempo em que o assunto continua sendo tratado como um tabu. Vendo isso, no ano de 2014, o psicólogo Leonardo Abrahão idealizou a campanha do Janeiro Branco, como uma iniciativa para colocar em pauta a saúde mental na sociedade.
Por que Janeiro Branco?
Tudo foi especialmente escolhido para dar mais sentido à campanha! O mês de Janeiro, por ser o primeiro mês do ano, onde as pessoas tem a sensação de renovação e recomeço, e a cor branca, por representar a “tela em branco”, podendo dar início a qualquer projeto.
A campanha, além de conscientizar, também convida para que o ano, ainda em seu começo, seja mais harmonioso e carregue um maior sentido existencial.
O que é Saúde Mental?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não existe uma definição oficial do que seja “saúde mental”. Entretanto, normalmente utiliza-se o termo para descrever a qualidade de vida que vai além do estado físico, a qualidade emocional – indo muito mais além do que a ausência de transtornos mentais, como muitas pessoas pensam. É um estado de bem-estar onde o indivíduo lida bem com as tensões da sua vida, é produtivo e ainda é capaz de fazer contribuições à sociedade.
Dessa forma, é possível identificar a extrema necessidade em abordar esse tema e discuti-lo na sociedade: não existe saúde sem saúde mental.
O que você pode fazer?
Manter a saúde mental requer atitudes e hábitos similares aos necessários para a manutenção da saúde física, como, por exemplo:
- Exercícios: a prática do pensamento positivo e da auto aceitação (amor-próprio) são fundamentais para uma mente saudável e disposta.
- Alimentação: a mente, como todas as partes do nosso organismo, precisa ser nutrida. A diferença é que, aqui, a nutrição não parte de alimentos, e sim de leitura, apreciação de arte e de atividades que despertem o bem-estar no indivíduo.
- Convívio social: Dosar o tempo dedicado ao “eu” é fundamental para que isso não se transforme em um isolamento. O convívio/relacionamento com pessoas queridas (pode ser uma conversa por telefone, um encontro romântico ou uma saída com os amigos) é uma das formas mais fáceis e satisfatória de cuidar da saúde mental.
- Metas: estabelecer metas e objetivos é um dos pontos-chave para alcançar uma mente sadia. Quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho adotado pode significar andar para trás. É necessário planejar, eleger metas alcançáveis e fazer com que elas se transformem em realidade.
- Conheça suas limitações: ser honesto consigo é saber o que se pode fazer e até onde se pode ir. O autoconhecimento é um forte aliado para alcançar uma mente saudável;
- Seja saudável: busque cuidar também da saúde física (evite excessos, coma alimentos saudáveis, evite o sedentarismo, etc.), pois de nada adianta estar saudável em um ponto e debilitado em outro. A vida pede equilíbrio.
Vamos fazer diferente?
Convidamos você para fazer diferente este ano! Que tal colocar sua saúde mental e emocional como uma das suas prioridades na listinha de objetivos deste ano? Não importa se está lendo isto no começo ou no meio do ano, nunca é tarde para começar o autocuidado!
Assim como cuidar da sua saúde física é importante para manter o funcionamento equilibrado do seu corpo, a sua mente também merece sua atenção!
Afinal, ela é tão importante quanto o nosso bem-estar físico e, da mesma forma, precisa de manutenção constante ao longo do ano. Então, nada de praticar o autocuidado apenas uma vez, combinado?
Não se esqueça que nosso corpo funciona de forma integrada, então, um problema emocional pode afetar nosso bem-estar físico, e vice versa. Por isso, manter uma rotina de autocuidado é fundamental em qualquer fase da vida e não apenas quando sentimos desmotivação ou baixa produtividade.
Aproveite o momento de reflexão do Janeiro Branco para se autoconhecer e priorizar aquilo que irá te nutrir verdadeiramente ao longo do ano. Você tem uma missão: Cuidar de você!