Dicas sobre segurança digital para compras de final de ano
Não dá para negar que os últimos meses do ano estão repletos de oportunidades para fazer compras, seja para aproveitar as ofertas da Black Friday ou para celebrar as festas de fim de ano.
Ao mesmo tempo que é possível conseguir produtos e serviços com um valor atrativo, é importante prestar atenção para não cair em golpes ou fraudes digitais.
Para te ajudar a não cair num ataque cibernético, separamos algumas dicas importantes sobre segurança digital para compras de final do ano. Confira!
Pesquise antes de comprar em um site ou empresa que não conhece
É sempre bom conhecer novas empresas, mas antes de efetuar sua compra veja a reputação do site que você irá acessar.
Além de verificar a opinião de outros clientes em plataformas como o Reclame Aqui, verifique se o site possui alguma identificação de segurança como, por exemplo:
- Um “cadeado” ao lado da URL do site no navegador
- A sigla “HTTPS” antes da URL
- Selo de segurança (fica geralmente no rodapé do site)
Cuidado com o phishing!
As altas temporadas de compras, como a Black Friday e as festas de fim de ano, são um verdadeiro banquete para os ataques de phishing, afinal, basta um pequeno descuido para abrirmos um link malicioso por e-mail ou mensagem pensando que é uma oferta.
Todo cuidado é pouco, mas é sempre recomendado:
- Verificar o remetente da mensagem
- Evitar clicar em links enviados por e-mail, SMS e WhatsApp que você não consiga verificar a procedência
- Verificar se há erros de digitação ou mensagens suspeitas
- Checar as ofertas no site da empresa
- Confirmar que o site é seguro para efetuar a transação
- Desconfiar de ofertas com preços muito baixos
Verifique o remetente do e-mail
Como dissemos anteriormente, é muito importante que você verifique o remetente das mensagens que recebe por e-mail para evitar cair em fraudes ou phishing.
Empresas de médio a grande porte nunca utilizam contas privadas como @gmail ou @hotmail. A mesma coisa acontece com entidades públicas que sempre usam @gov.br ou @org.br.
Nossa dica de segurança digital para compras no final do ano é verificar também erros de ortografia e digitação nos e-mails dos remetentes. Muitas vezes as pessoas caem em golpes enviados por e-mails semelhantes aos originais das empresas. Por isso, preste atenção antes de abrir qualquer mensagem!
Se for pagar em cartão, utilize o cartão virtual!
Para pagamentos online, dê preferência pelo uso de cartões virtuais! A maioria dos bancos já tem essa opção que garante mais segurança para todos os envolvidos na transação.
A vantagem do cartão virtual é que ele pode ser bloqueado temporariamente ou excluído com facilidade sempre que precisar ou sentir que caiu em algum golpe.
Em muitos bancos, é possível também gerar mais de um cartão sempre que você precisar ou for fazer uma compra em um local que não conhece. Uma dica importante para manter sua segurança digital nas compras no final do ano!
Se for pagar em pix ou boleto, preste atenção!
Vários estabelecimentos e empresas tem usado a comodidade do PIX para fazer seus pagamentos com mais agilidade. Para tornar todo o processo mais seguro, preste atenção no valor da compra e confirme dados como o nome da empresa cadastrada no PIX antes de concluir o pagamento. A mesma dica vale para o pagamento de boletos.
Cuidado ao escanear qualquer QRCode
Assim como o PIX, o QR Code veio para facilitar nossa rotina, não é mesmo? Mesmo assim, é preciso tomar cuidado antes de scanear o código com seu celular, pois você pode deixar seu aparelho vulnerável a um ataque cibernético.
Por isso, recomendamos que:
- Instale um antivírus no seu celular
- Antes de scanear o código do QRCode, verifique a procedência dele
- Confirme se o site que será transferido pelo QRCode possui um certificado SSL emitido
- Verifique se o site possui algum tipo de identificação de segurança
Troque suas senhas regularmente
Pra garantir mais segurança durante o ano todo, tenha o hábito de trocar suas senhas com regularidade, principalmente em sites de compras.
Além disso, dê preferência por senhas fortes, ou seja, aquelas que contenham números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos, sempre que possível.
Proteja seus dispositivos com um antivírus e firewalls
Todos os dispositivos conectados à internet precisam da proteção extra de um antivírus e de um firewall, até mesmo os celulares!
Esses dois programas funcionam como uma barreira contra ataques cibernéticos e ajudam a proteger seus dados pessoais e transações financeiras.
Dica extra de segurança digital: Conte com a proteção de um Seguro Cibernético!
Infelizmente, ninguém está invulnerável contra um ataque cibernético. As consequências de um incidente podem ser ainda maiores para empresas, principalmente quando envolvem o vazamento de dados de seus clientes.
As boas práticas de segurança nem sempre serão suficientes para lidar com um incidente, por isso, é importante contar com a proteção extra de um Seguro Cibernético.
O Seguro Cibernético foi feito para diminuir os custos envolvidos com uma violação, ou seja, as perdas e despesas financeiras. Por ser altamente personalizável, é o seguro perfeito para qualquer tipo de empresas, independente do seu porte.
Esperamos que nossas dicas sobre segurança digital tornem o seu fim de ano mais tranquilo e seguro! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!